Translate

sexta-feira, 13 de maio de 2016

A Torre Fundamentada Na Regra De Vida

 

– Frei Wilson Gomes do Nascimento

“Já não sois estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. É nele que toda construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito” (Ef. 2, 19-22)
“...devemos sempre nos considerar alicerces dos que vierem depois... procure ser uma pedra que volte a erguer o edifício, pois o Senhor ajudará” (F 4, 6-7)



No dia 25 de janeiro deste ano, dia da conversão de são Paulo, caíram três edifícios no centro da cidade do Rio de Janeiro. O edifício maior tinha vinte andares, o segundo prédio: dez andares e o terceiro edifício: seis andares. Como já era noite, por volta das 20:30hs e os prédios eram comerciais, o desastre e as vítimas foram em menor proporção. Não desconsidero, porém, que cada vida humana tem um valor infinito.
Muitos dias depois, ainda não se sabiam as causas do desabamento. Alguns levantam como hipótese mais provável reformas realizadas no edifício maior sem as devidas licenças da prefeitura e sem o acompanhamento de um engenheiro. Tais reformas teriam atingindo as estruturas e as vigas de sustentação, o que levou o edifício ao chão e com ele, outros dois menores.
Este desastre teve uma grande repercussão na mídia (TV, rádio, revistas e jornais), comovendo a cidade e todo o país. Nosso arcebispo, dom Orani, pediu no dia 29 de janeiro (domingo) orações em todas as paróquias na intenção das vítimas do desabamento e de seus familiares, marcando a missa de sétimo dia na catedral. Esta é a solidariedade da nossa Igreja.
A razão de contar este triste fato é a de refletirmos sobre a realidade de nossas vidas como pedras vivas do edifício que é a Igreja e também do edifício que é o Carmelo.
O edifício maior que desabou, chamava-se Liberdade, pode ter caído por uma combinação de fatores que incluíam a antiguidade do edifício, sua manutenção precária e uma reforma que não poderia ter sido feita. Dizem que acidentes da grandeza de uma queda de avião ou do desmoronamento de um edifício de vinte andares, raramente têm uma única causa. Em geral, decorrem de uma perversa soma de fatores.
A Regra do Carmo, que é uma proposta de vida, tem mais de oitocentos anos. Durante este período orientou e alimentou a vida de várias gerações de carmelitas, em diversas partes do mundo: santa madre Teresa, santo padre João da Cruz, beata Elisabete da Trindade, Teresa de santo Agostinho, são Rafael Kalinovski, beata Miriam, santa Teresa Benedita da Cruz etc. A Regra nos aponta os alicerces do Carmelo, ajuda-nos a colaborar como pedras vivas na edificação do corpo místico de Cristo, que é a Igreja, para a salvação do mundo. Quanto mais alta é uma árvore e quanto maior é sua copa, mais profundamente devem ir suas raízes na terra e mais devem estender-se ao redor da árvore para sustentá-la.
“... com tal nuvem de testemunhas ao nosso redor, rejeitando todo o frado e o pecado que nos envolve, corramos com perseverança para o certame que nos é proposto, com os olhos fixos naquele que é o iniciador e consumador da fé, Jesus,...” Hb 12, 1-2
De 25 a 29 de outubro de 2006 aconteceu no México um Congresso OC-OCD com o Tema: A Regra do Carmo uma proposta de Vida em comemoração aos 800 anos de existência da mesma.
Deste Congresso saiu um texto que aborda sete aspectos básicos da Regra abordados a partir de sete perspectivas carmelitanas diferentes. Aqui vou apenas citar e abordar rapidamente os sete elementos da Regra que nos indicam os alicerces do Carmelo: A centralidade da Pessoa de Jesus Cristo, a meditação da Palavra de Deus, a oração, o trabalho, o silêncio, a fraternidade e a dimensão Eliana-Mariana.
Estes sete elementos da Regra de santo Alberto alimentaram e dirigiram também a vida da santa madre Teresa que continua a dizer-nos hoje: “Não façamos torres sem fundamentos” (7M 4, 15) e mais claramente ainda: “Toda nossa Regra e Constituições não servem de outra coisa, senão de meios para guardar com mais perfeição o mandamento do amor de Deus e do próximo” (1M 2, 17)

1.A centralidade da Pessoa de Jesus Cristo: “Viver em obséquio de Jesus Cristo (2Cor 10, 5), servindo-o fielmente com puro coração e reta consciência (1Tm 1, 5):
“Nunca deixei de fundar por medo do trabalho... vendo a serviço de Quem a fazia” F 18,5;
“Faça o que estiver conforme ao que lhes aconselharem os Letrados é mais serviço de Deus... não pretendemos outra coisa, nem Deus nos dê tal ocasião, senão que Sua Majestade seja servido em tudo e por tudo” F 27, 14;
“Claramente via que se servia a nosso Senhor (nas Fundações)” F 28, 2;
“Desejo sempre ser mediação para que se louve nosso Senhor e para que haja mais pessoas que O sirvam” F 28, 15;
“lançar-me àquilo que entendia ser maior serviço seu (do Senhor), por difícil que fosse” F 28, 19;
“Senhor, que pretendem estas vossas servas além de servir-Vos...?” F 31, 45;
“...ponhamos os olhos em Cristo nosso bem. Dele e de seus santos aprendamos a verdadeira humildade” 1M 2, 11;
“Ora, se nunca pusermos os olhos nele, nem considerarmos o quanto lhe devemos, nem a morte que por nós padeceu, já não sei como poderemos conhecer e trabalhar no seu serviço” 2M 1, 11;
“A fé sem obras, que valor pode ter? E estas, se não estiverem unidas aos merecimentos de Jesus Cristo, nosso bem, o que valerão? Sem a oração, a reflexão, a meditação, quem nos estimulará a amar este Senhor? Praza a Sua Majestade dar-nos a compreender o muito que lhe custamos. Faça-nos ver como o servo não é maior que seu Senhor, o quanto precisamos trabalhar para fruir de sua glória e como nos é indispensável orar, a fim de não andarmos sempre em tentação.” 2M 1, 10
                          
2.A Meditação da Palavra de Deus: “Meditando dia e noite na lei do Senhor” (Sl 1, 2; Js 1, 8);

3.A Oração: Vida na Presença de Deus: “Vigiando em oração”;

4.O Trabalho: “empregar-vos em algum trabalho, para que o demônio vos ache sempre ocupados”, “Quem não quiser trabalhar também não coma”;

5.O Silencio: “o culto da justiça é o silencio”, “No silencio e na esperança estará a vossa fortaleza”;
         
6.A Fraternidade: “um de vós mesmos prior, eleito por unânime consentimento de todos, ou da maior e mais qualificada parte”, “tomareis, num refeitório comum, os alimentos”, “nenhum irmão diga que tem coisa própria, mas tudo entre vós seja comum”, “deveis reunir-vos todos os dias de manhã para ouvir missa”...;

7.A dimensão Mariana-Eliana: “capela no meio das celas” dedicada à Santa Maria e “no Monte Carmelo, junto à fonte”.

Podemos ler a vida e a doutrina de nossos santos (as) e perceber como estes alicerces se fizeram presentes em suas vidas, conduzindo-os a uma íntima comunhão com Deus e desta maneira colaboraram com a edificação da Igreja para a salvação do mundo.
“...coloquem sempre os olhos na casta de onde viemos, daqueles santos profetas. Quantos santos temos no céu, que trouxeram este habito! Tenhamos uma santa presunção, com o favor de Deus, de sermos como eles.” F29, 33.
“somos chamados à oração e contemplação, porque este foi nosso princípio, desta casta viemos, daqueles santos padres nosso do Monte Carmelo” 5M 1, 2.
O esquema dos sete alicerces, apresentados pela nossa Regra de Vida, podem ser complementados com citações de Santa Teresa, São João da Cruz, santa Teresinha, Beata Elisabete da Trindade, etc. Nesta palavrinha do assistente coloquei apenas algumas citações de santa madre Teresa, tiradas do livro das Fundações, elas falam da centralidade de Jesus Cristo no Carmelo e na própria vida de santa Teresa; as irmãs podem descobrir outras e aprofundar a reflexão destes elementos que dão identidade à nossa vocação.
“Ninguém pode colocar outro alicerce diferente do que aí está já colocado: Jesus Cristo” (1Cor 3, 11);
“Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus. Do mesmo modo também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1Pd 2, 4-5);
“Assim, todo o que ouve estas minhas palavras e as põe em prática pode ser comparado a um homem sensato, que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos; precipitaram-se contra esta casa e ela não desabou, pois seus fundamentos assentavam-se na rocha.” (Mt 7, 24-25).
Nota: Citações do livro das Fundações, da Santa Madre Teresa, tiradas das Obras Completas, 5ª. Edição, Editorial de Espiritualidade, traduzidas por fr. Wilson Gomes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário