Translate

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

“PARA VÓS NASCI” ITINERÁRIOS-GUIAS DE LEITURA TERESIANA LIVRO DA VIDA


“PARA VÓS NASCI”

ITINERÁRIOS-GUIAS DE LEITURA TERESIANA

LIVRO DA VIDA

1. RELER AS OBRAS DE SANTA TERESA

2. DISCERNIR COM TERESA

3. CELEBRAR

Propomos neste bloco algumas orientações que podem acompanhar a leitura pessoal e comunitária dos textos teresianos, para que não se converta numa leitura superficial.

A modo de Lectio Divina, sugerimos um possível esquema prático, pedagógico e claro. Trata-se de deixar que o texto e a mesma voz teresiana se tornem hoje questionadores para nós. Antes que a intenção pastoral, o propósito que deve nortear a leitura é de própria revitalização.

Este esquema pode ser suficiente para a reunião comunitária. Se a comunidade desejar aprofundar o texto e aproveitar mais o caráter pastoral, oferecemos no 3º bloco (CELEBRAR) sete caminhos para compartilhar, celebrar ou dialogar o conteúdo de cada texto.

RELER AS OBRAS DE SANTA TERESA

Como fazer? Passos a seguir...

(Cada comunidade pode servir-se livremente destes passos, escolher só algum deles ou organizar-se de outro modo. É uma sugestão pedagógica)

1. PERGUNTAR antes de começar:

A partir de que contexto eu estou lendo?

Onde estou neste momento vital, vocacional e espiritual?

O que me interessa? Com que expectativa eu me aproximo do texto?

2. INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO:

No Espírito de Teresa de Jesus, pedimos a luz e a sabedoria de coração, que nos abra o entendimento... sempre com a humildade de deixar-se esclarecer e o desejo de aprender teresiano. Não lemos com finalidade informativa, mas para nos deixarmos revitalizar.

3. CONTEXTUALIZAÇÃO:

Alguém da comunidade se encarrega de colocar o texto em seu contexto: momento biográfico de Santa Teresa, ambiente social e eclesial, situação do Carmelo. Como Teresa corresponde ao chamamento? Qual sua contribuição pessoal e genuína como mulher?

4. LEITURA COMUNITÁRIA

Leitura pausada e em voz alta: A mesma leitura em comum já é leitura viva e esclarecedora do ensinamento teresiano para nós.

5. SILÊNCIO:

Breves instantes para deixar que o texto interpele a cada pessoa. Pode-se eventualmente sublinhar os aspectos e palavras mais relevantes (em silêncio).

6. EVOCAÇÃO-RESSONÂNCIA:

Quais aspectos lhe chamaram atenção nesta leitura, daquilo que a Santa diz de Deus, de si mesma ou de outros? Quais as palavras-chave foram encontradas no texto? Assinale duas ou três.

7. O QUE O TEXTO DIZ DA PESSOA?

“Esta história é minha história”

Trata-se de efetivar a experiência que Santa Teresa narra.

O que o texto pode esclarecer na minha vida? O que diz de mim mesmo?

Isto que Santa Teresa diz, acontece em sua comunidade? Quais sugestões proporcionam?

Em nossa sociedade e ambiente hodierno, o que esse texto pode sugerir, denunciar e iluminar?

O que Santa Teresa nos sugere?

8. ORAÇÃO:

Terminamos, seguindo o estilo teresiano, fazendo espontaneamente uma oração que flua da sinceridade, “em espírito e em verdade”. Dá-se a oportunidade-espaço para orar em voz alta, caso alguém deseje.

DISCERNIR COM TERESA

Alguns critérios para avaliar...

Os escritos teresianos nos afrontam com a vida, nos provocam para ser experiência, nos desafiam para uma aventura real, não teórica, nem imaginária. Eles podem ser lidos a partir destas chaves, iluminados a partir de algum dos seguintes enfoques:

1. PASTORAL: aplicação pastoral.

2. EXPERIENCIAL, MISTAGÓGICO e PROFÉTICO: Iniciação de Teresa à experiência.

3. BÍBLICO E LITÚRGICO: ler os acontecimentos da vida à luz da Palavra de Deus.

4. CRISTOCÊNTRICO E EVANGÉLICO: convite a pôr os olhos sempre em Cristo.

5. ECLESIAL: experiência de comunhão com a Igreja.

6. COMUNITÁRIO: sentido de irmandade, entrar em relação com todos e com tudo.

7. APOSTÓLICO E MISSIONÁRIO: “Para isso... o Senhor nos reuniu aqui”...

8. INCULTURAÇÃO: mensagem válida para nosso tempo e para todas as culturas.

SUGESTÃO DE TEXTOS PARA A LEITURA COMUNITÁRIA

Propomos oito textos significativos. Cada comunidade determinará, de acordo com o número das reuniões, a quantidade de textos a aprofundar.

Cap. 1: Chave de sua vida

“COMEÇOU A DESPERTAR-ME”

Cap. 4,10 e 8,5-6: Quem é o Deus de sua experiência?

“A GRANDE BONDADE DE DEUS ... “

Cap. 9: Conversão

“TODA MINHA CONFIANÇA EM DEUS”

Cap. 13: A oração do principiante

“VEJA A QUEM TE OLHA “

Cap. 22, 10-18: A humanidade de Cristo

“ CRISTO BOM AMIGO”

Cap. 27,1-4.6: Experiência cristológica e profetismo teresiano

“COMUNICAR TODA MINHA ALMA E AS MERCÊS QUE O SENHOR ME FAZ”

Cap. 32, 11-18: Fundação do novo Carmelo

“SUA MAJESTADE MANDOU-ME QUE O PROCURASSE”

Cap. 40, 1-10.23-25: Um final do livro aberto “

“DESTA MANEIRA VIVO AGORA”

CELEBRAR

Estes são oito caminhos possíveis de aplicação prática. Oferecem-se como ajuda pedagógica para que cada comunidade possa servir-se deles como for mais proveitoso. Servem, como material complementar, para serem realizados em outros ambientes.

Possível aplicação do texto para... compartilhar, fazer um momento de oração, um dia de retiro, uma catequese, uma celebração penitencial, um momento de leitura confrontada com a realidade, etc.

1. COMPARTILHAR

2. MOMENTO ORANTE

3. DIA DE RETIRO

4. CATEQUESE

5. CELEBRAÇÃO PENITENCIAL

6. QUESTIONAMENTOS

7. DESAFIO, COMPROMISSO, AVENTURA, PROFECIA

8. EXPRESSÃO CULTURAL

1. ENTABULAR DIÁLOGO

Mesa redonda ao redor do texto.

Diálogo com amigos, carmelitas descalças, grupos de oração...

Qualquer texto da Santa se utiliza para um diálogo e nasceu em diálogo

2. REZAR COM A IGREJA

Preparação de um momento orante com o esquema teresiano, a partir do texto em questão, para que possa ser realizado pela comunidade ou nossos grupos.

A Santa interrompe sempre o relato de sua vida fazendo oração, vive todas as coisas na Presença de Deus, fazendo referência Àquele que a ama.

V 8,6: “Estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama”

3. DIA DE RETIRO

Preparação de um dia de retiro-deserto.

Pautas para um dia individual de silêncio.

Teresa amou a solidão, como possibilidade de encontro consigo mesma, com os demais e com o Senhor. Buscou na solidão a distância e a proximidade, que lhe permitiu descobrir a Verdade.

V 11,9: “Estar em solidão e separados”

4. CATEQUESE

Elaborar conteúdos, a partir do texto, que convidem à experiência de Deus explicitando a doutrina teresiana exposta no capítulo lido. A catequese deve ser elaborada pela própria comunidade.

Teresa é mestra em contagiar as pessoas que se aproximam dela

V 38,18: “Um grande ensinamento para elevar os desejos na pura verdade”

5. CELEBRAÇÃO PENITENCIAL

A partir do texto teresiano, preparar uma celebração da reconciliação percorrendo os aspectos de conversão que estão tão presentes na experiência teresiana.

Teresa mudou radicalmente de vida ao encontrar-se com Cristo. A partir do esforço pessoal passou a pôr toda a confiança em Deus. Deus é quem muda sua vida.

V 9,3: “Estava já muito desconfiada de mim e punha toda minha confiança em Deus”

6. QUESTIONAMENTO

Permitir que alguém nos sugira uma palavra, traduzindo a voz teresiana de forma moderna e incisiva. Pedir a uma pessoa que nos questione sem medo.

A partir deste texto, como os outros nos vêem?

V 10,8: “Sempre procurei buscar quem me esclareça”

7. DESAFIO, COMPROMISSO, AVENTURA, PROFECIA

Abrir caminhos, explorar sendas. Teresa, como mestra, não quer que nos detenhamos nela, nem em sua experiência. Anima-nos a fazer experiência pessoal e original do Deus que a ela cativou. Deus, eterna novidade, nos desafia a iniciar um caminho de verdadeira vida.

A Santa é uma mulher incisiva. Está totalmente imersa na experiência que narra. A partir daí não tem receio em se expor, sendo testemunha do Deus que a cativou com sua imensa misericórdia.

Portanto, sugerimos aceitar o desafio teresiano e buscar no texto propostas concretas, para fazer presente na “praça pública” (meios de comunicação) o desejo teresiano de expor sem medo as verdades:

Exemplo: Distribuir no meio da praça de nossa cidade um texto teresiano fundamental e claro, convidando a deixar-se tocar por Cristo.

Buscar no contexto cultural, inclusive profano, em que nos encontramos um acontecimento da vida, uma canção, um filme, uma notícia, etc., que se assemelhe, que coincida, ou que contraste em algum aspecto com o texto teresiano.

Que a comunidade busque converter o texto em cultura, em palavra de hoje com uma linguagem acessível aos buscadores de agora... Cada época leu à Santa a partir de sua própria percepção, fazendo-a palavra viva, esclarecedora, interpelante, apesar da distância dos séculos.

V 17,5: “Outra (mercê) é saber entender e explicar como é

Communicationes n. 131

15.10.2009

- O P. Geral anuncia a abertura da preparação ao V Centenário do nascimento de Santa Teresa

- O Bispo de Ávila convidará ao Papa a visitar a cidade por motivo do V Centenário do nascimento Santa Teresa

O P. Saverio presidiu a eucaristia de abertura do ano acadêmico do Teresianum

O P. Geral anuncia a abertura da preparação ao V Centenário do nascimento de Santa Teresa

Roma, 15 outubro 2009 (Communicationes).- O P. Saverio Cannistrà, Prepósito Geral dos Carmelitas Descalços, anunciou a abertura da preparação ao V Centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus que se celebrará no ano 2015.

O anúncio se deu durante a celebração da eucaristia em honra a Santa Teresa de Jesus que teve lugar na Pontifícia Faculdade de Teologia "Teresianum" de Roma por motivo da celebração da festa da Santa fundadora e com a qual ficou inaugurado o curso acadêmico.

O P. Geral recordou que "desde hoje, os carmelitas, tanto pessoal como comunitariamente, adquirimos o compromisso de dedicar todos os dias um pouco de nosso tempo e de nossa atenção à leitura dos escritos de Teresa". Trata-se de um compromisso "discreto, escondido, porém essencial" que fará que toda a Ordem leia uma obra de Santa Teresa até o 2014, não "simplesmente para obter conhecimentos históricos e doutrinais", assinalou o P. Saverio, mas "para entrar em comunhão com ela, para conhecer a pessoa que nos está falando e conhecer-nos a nós mesmos".

Durante a homilia o Superior Geral se referiu à fascinação teresiana pelo evangelho da Samaritana, no qual se contemplava ela mesma como "mulher sedenta" e cansada em seu caminho para Deus. Um caminho pelo qual Teresa nos convida a segui-la "ao encontro do Crucificado ressuscitado, em todas as páginas e em cada uma das linhas de seus escritos".

A celebração foi presidida pelo P. Geral, acompanhado dos Definidores Gerais Emilio J. Martínez, Agustine Mulloor e Robert Paul; do Presidente da Faculdade do Teresianum, Aniano Álvarez, os priores da comunidade permanente, Zacarías Igirukwayo, da comunidade do colégio internacional, Charles Serrao e o da comunidade de especialização, Nicolás García. Além de uma centena de padres, alunos, religiosos e religiosas de diversas congregações.

O Papa Bento XVI propõe Santa Teresa como Modelo para os jovens durante uma audiência

O Bispo de Ávila convidará ao Papa a visitar a cidade por motivo do V Centenário do nascimento Santa Teresa

Ávila, 15 outubro 2009 (Communicationes).- Mons. Jesús García Burillo, bispo de Ávila, manifestou o desejo de convidar ao Papa Bento XVI a visitar a capital avilense no ano 2015 por motivo da celebração de V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus. O bispo deu a conhecer esta notícia durante a celebração da eucaristia em honra a Santa Teresa que teve lugar na Catedral de Ávila no dia em que a cidade celebra a sua padroeira.

Depois da comunhão, García Burillo leu um comunicado no qual trasladou às instituições e a todo o povo de Ávila seu convite "a participar ativamente na preparação dos atos comemorativos de V Centenário do nascimento de Teresa de Jesus, que terão lugar entre 2014 e 2015", nos quais assinalou "já estão comprometidos o Bispado de Ávila e a Ordem do Carmelo Descalço".

O prelado avilense remitirá ao Papa Bento XVI o convite a visitar a cidade de Santa Teresa durante o V Centenário de seu nascimento "como já o fizera seu predecessor João Paulo II em 1982 por motivo do encerramento do IV centenário da morte da Santa". Apesar de reconhecer a dificuldade de que o Pontífice realize esta visita, D. Jesus afirmou que "será enviado um convite formal solicitando a graça inestimável de sua presença entre nós"

Também anunciou o bispo de Ávila sua intenção de "solicitar da Santa Sé a declaração de Ano Jubilar" para os anos 2014 e 2015, como "um tempo em que a Igreja Católica concederia singulares graças espirituais aos fiéis por motivo do aniversário do nascimento da Doutora da Igreja".

Bento XVI propõe a figura de Santa Teresa

O papa Bento XVI apresentou a Santa Teresa como Modelo para "os jovens, os enfermos e os recém-casados" no curso da audiência pública que celebrou no dia de ontem, 14 de outubro, véspera da festa da primeira mulher doutora da Igreja.

"Que esta grande santa -diz o Pontífice- testemunhe a vós, queridos jovens, que o amor autêntico não pode separar-se da verdade. Que ajude a vós, queridos enfermos a compreender que a cruz de Cristo é mistério de amor que redime o sofrimento humano. E que por vós, queridos recém-casados, seja modelo de fidelidade a Deus, que a cada um encomenda uma missão especial", foram suas palavras ao grupo de língua italiana.

2 comentários:

  1. A leitura comunitária abre novos horizontes e auxilia o discernimento.Ela nos proporciona novos caminhos e os questionamentos ajuda-nos a esclarecer dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo ao Carmelo Secular pelo belo trabalho em dispor os textos teresianos neste blog. Uma bela iniciativa que irá ajudar a muitos no estudo e na leitura das obras de Teresa de Jesus. Frei Ari Ari José de Souza.

    ResponderExcluir