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domingo, 6 de setembro de 2009


Mística e Profecia no Carmelo

– na vivência dos leigos e leigas –

1. A Vocação: uma experiência de Deus vivo

O profeta é uma pessoa vocacionada. Recebeu um chamado divino frente a uma realidade necessitada de sua ação, testemunho e palavra; e, por isto, ele “denuncia, sonha e apresenta soluções diferenciadas” [1] à esta realidade. Diante do chamado ele se entrega. Por isto, se pode afirmar que sua vocação nasce de uma experiência de Deus vivo, como fartamente nos relata a Sagrada Escritura. Da mesma forma, a vocação dos cristãos e cristãs leigos nasce de uma experiência que se constitui como um encontro de duas liberdades abrindo-se dialogalmente uma a outra.

O primeiro passo para que isto ocorra é dado por Deus que se coloca diante da pessoa e a convida para estar com Ele. Portanto, não nasce do desejo humano, nem de uma busca racional ou como resultado de exercícios ascéticos, embora tanto o desejo humano, quanto a racionalidade e os esforços pessoais de busca de uma maturidade humana e cristã façam parte da vivência espiritual. Nasce, portanto, da gratuidade divina que se doa totalmente e já na criação deixa sua marca para que todo ser possa lhe experimentar de alguma forma e por meio deste encontro realizar sua condição.

O passo seguinte é a resposta humana ancorada em uma abertura existencial envolvendo totalmente a sua vida. Neste sentido, a base desta experiência é uma acolhida que se apresenta como receptividade ao dom divino em sua gratuidade. Atitude esta que necessita ser cultivada e desenvolvida para se revelar como uma forma de ser propiciadora a que Deus seja na vida e na história do fiel assim como na vida e história da comunidade em que este se insere.

Esta receptividade e abertura radical a Deus vem acompanhada por uma postura de entrega integral do fiel frente à doação divina. É sua resposta a Deus buscando viver o compromisso com Ele em todos os momentos da vida e em todas as situações. E a entrega humana à glória divina implica, necessariamente, um compromisso com a vida das mulheres e homens por Ele amados, pois, como nos afirma Santo Irineu, “a glória de Deus é o homem vivo”. [2] Neste sentido, uma experiência com o Deus vivo não gera nenhum tipo de dualismo fé / vida, espírito / matéria. Antes pelo contrário, nos lança no mundo em atitude de serviço. Como afirma Santa Teresa: “Se contemplar, ter oração mental, ter oração vocal, curar enfermos, servir nas coisas da casa e trabalhar – mesmo nas tarefas mais humildes – é servir ao Hóspede que vem ter conosco, ficando em nossa companhia, comendo conosco e conosco se recreando, que nos importa servi-Lo mais de uma maneira do que de outra?” (Caminho de perfeição, 17,6).

Assim, a experiência de Deus não é uma experiência fragmentada, que abarca apenas o interior das pessoas, mas é uma realidade que envolve a totalidade de quem a vive. Segundo Gustavo Gutiérrez, “não se restringe aos aspectos – assim chamados – religiosos: a oração e o culto. Ela não é algo setorial, mas sim algo de total. É toda a existência humana que se põe em marcha, existência pessoal e comunitária”, [3] gerando uma unidade profunda e centralidade de vida em quem a acolhe, propiciando a capacidade de focar-se no essencial. No caso dos cristãos leigos e leigas, a vocação profética e mística, bem como sua experiência de Deus, deve se associar à sua vida familiar, profissional, cultural e sócio-política.

2. Nova Consciência, nascida da certeza de “Deus conosco” – liberdade interior

A experiência de Deus pode ser caracterizada como sendo a experiência de um “mistério terrível e fascinante”. [4] Nesta perspectiva se pode ler a cena bíblica de Elias no Horeb (I Rs 19,9-14): ao mesmo tempo em que o profeta se sente atraído por aquela manifestação divina – e por isto ele sai da gruta –, também esta lhe é causa de um certo temor que se traduz em respeito, em uma postura de reconhecimento de que se está diante de um poder que lhe é muito superior, inexplicável e incognoscível. Por isto, Elias cobre seu rosto com o manto.

Diante de tal manifestação de poder presente no encontro com o Deus vivo e santo, o ser humano não permanece inerte. Esta vivência o convoca a rever a própria vida, as atitudes e os valores vividos no cotidiano. A conversão se torna necessária e faz parte do processo de compromisso com Deus que move a pessoa na direção de se desenvolver amplamente e se abrir à natureza, aos outros e ao sentido último e radical da existência.

E é sob a ação do Espírito que esta movimentação se realiza. Espírito que é a tradução da palavra hebraica ruah e significa vento, ar, brisa, respiração, hálito, dentre outros sentidos. E como vento ou respiração, indica movimento, mas não um movimento qualquer: é o mover-se da pessoa a partir de “uma energia que existe dentro dela” [5] e a conduz ao desenvolvimento de uma nova consciência acerca de si, do cosmo, da Igreja, da sociedade, da vida e de Deus. Pois o Espírito se encarna em ações comuns da vida humana como “falar, rezar, caminhar, viajar, orientar, cantar, criticar, decidir, ficar alegre, crescer, anunciar, servir etc”. E isto quer dizer que o aspecto extraordinário de sua presença está “escondido no ordinário da vida de cada dia” e é lá que deve “ser descoberto pelo olhar da fé”, sendo que sua ação visa ensinar “como ler a vida e discernir dentro dela o rumo” a ser seguido. [6]

Assim, o encontro com Deus é algo marcante: desinstala, transforma, movimenta. Desencadeia um processo que conduz o fiel a um novo jeito de ser, de olhar e de escutar, propiciando liberdade interior. Esta é extremamente necessária diante da 7sociedade consumista, pautada pelas coisas e que transforma também as pessoas, os relacionamentos e a natureza em coisas; sociedade esta que valoriza a imagem, o espetáculo, o sensacionalismo, as aparências, o ter, o parecer ter e não o ser. Neste tipo de sociedade, a tendência é o império da dispersão, da superficialidade dos relacionamentos, dos valores e das opções de vida. De igual maneira, impera a busca do lucro e o individualismo, relegando-se grande parte da humanidade à condições subumanas de vida. Desta maneira, a solidariedade e os valores comunitários são colocados em segundo plano, havendo a tendência de se viver a vida de forma privatizada, inclusive a própria fé, que também pode perder seu caráter comunitário e de compromisso com a história e a transformação do mundo.

Em meio a esta profunda noite escura de nossos tempos, como em Emaús, Deus também se põe a caminhar junto a nós (Lc 24,13-35), apresentando-se como Emanuel, o Deus conosco (Mt 1,23), diante do qual “nosso coração arde”. Ele nos convida a uma reeducação da própria interioridade para que se descubra formas mais humanas de nos relacionarmos conosco mesmos, com o mundo, as pessoas, as coisas e Deus. Convida-nos a crescer em profundidade, compaixão e abertura ao Mistério que a tudo habita.

3. Justiça e Paz: lutar pela reconstrução de uma convivência social mais justa e mais fraterna

Para a mentalidade bíblica, Deus é aquele que se manifesta, sobretudo, a partir de seus atos, que o caracterizam como uma divindade apaixonada e que sofre pelo ser amado, que sente e é afetado de uma maneira singular pela realidade cósmica e pela realidade das pessoas, assumindo a iniciativa da ação amorosa, criadora e libertadora, pois “os eventos e as ações humanas despertam Nele alegria ou tristeza, prazer ou ira. [...] Ele reage de uma maneira íntima e subjetiva [...]. Como é evidente a partir do ponto de vista bíblico, as obras do homem podem comovê-lo, afetá-lo e contentá-lo”. [7]

Foi assim no Êxodo e o é nos diversos êxodos porque passa a humanidade. Atualmente, a desigualdade social e miséria não parecem estar diminuindo, pois “a globalização acompanhada de mercados livres [...] trouxe consigo uma dramática acentuação das desigualdades econômicas e sociais no interior das nações e entre elas”.[8] Assim, YHWH vê a miséria do seu povo e ouve “o seu clamor por causa dos seus opressores”, pois conhece “suas angústias”. Por isso, desce “a fim de libertá-los da mão dos egípcios e fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e vasta”. (Ex 3,7-8).

A “descida” de YHWH deve ser acompanhada da parte do fiel por duas atitudes transformadoras e que devem caminhar lado a lado e interpenetrar-se, a de Marta e Maria (Lc 10,38-42). [9] A atitude cristã possui, portanto, uma dimensão contemplativa (diálogo com Deus e o eu profundo) e uma dimensão diaconal (compromisso com a justiça, com a solidariedade e as relações fraternas, com a ecologia). Assim, os cristãos leigos e leigas “devem assumir o dever de serem ‘construtores da paz’ (Mt 5,9), tanto com a conversão do ‘coração’, como com a ação em favor da verdade, da liberdade, da justiça e da caridade, que são os fundamentos irrenunciáveis da paz”. [10]

Na vivência contemplativa, a busca da justiça e da paz nos conduz a refletir sobre a colaboração que cada um dá para a manutenção de nossa cultura. Muitas vezes, sem perceber, nos permitimos formas de pensar e comportamentos que se associam diretamente à manutenção do sistema que existe e não à sua crítica e transformação. Basta pensarmos nas atitudes consumistas que são destrutivas do meio ambiente e excludentes. Ou nas atitudes discriminatórias em relação às minorias que muitas vezes perpetuamos em nossas relações de trabalho, familiares e na educação dos filhos. [11]

Em termos diaconais, os cristãos devem se voltar para o mundo, as pessoas, a igreja e a sociedade, conscientes de que a mudança na forma de enxergar a realidade supõe um novo agir. Em termos da justiça e da paz, faz-se necessário que sejamos cidadãos, pois a “caridade que ama e serve a pessoa nunca poderá estar dissociada da justiça”.[12] Diante de milhões de excluídos e da violência, “os fiéis leigos não podem absolutamente abdicar da sua participação na ‘política’, ou seja, da múltipla e variada ação econômica, social, legislativa, administrativa e cultural, destinada a promover orgânica e institucionalmente o bem comum”. [13]

4. Solidariedade: refazer as relações humanas

A construção de uma sociedade justa e pacífica supõe a vivência da solidariedade nas relações humanas, que é a conexão e assistência recíprocas entre pessoas de um mesmo grupo ou grupos distintos. [14] É a “determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum; ou seja, pelo bem de todos e de cada um, porque todos nós somos verdadeiramente responsáveis por todos”. [15] Desta maneira, devemos ser solidários com afro descendentes, indígenas, portadores de alguma deficiência ou doença, imigrantes, excluídos dos processos culturais, educacionais e digitais, idosos, moradores de rua, mulheres violentadas pelo machismo, vítimas da violência e das drogas, sofredores psíquicos, rejeitados pela sociedade, etc.[16]

O modelo para a ação solidária é Jesus Cristo, que se fez carne realizando um verdadeiro êxodo lançando-se na direção dos seres humanos. Assim, Ele nos indica o caminho de realização: assumir a condição humana e sair de si em direção à humanidade dos outros. Pois, “a mística cristã é inseparável de uma ética, de uma práxis de serviço humilde e amoroso que, na contemplação da humanidade de Jesus, aprende os gestos da disponibilidade que sai constantemente de si mesma, [...] pondo-se aos pés dos outros, sobretudo dos mais pobres, oprimidos e marginalizados de toda sorte, para ajudá-los a redescobrir o caminho da vida, da salvação e da ‘saúde’ em plenitude”. [17]

A solidariedade é vivida por meio da busca de promoção da dignidade do ser humano, colocando-o no centro da vida econômico-social, pois toda construção sócio-cultural deve estar a serviço desta dignidade. Por isto, a solidariedade pede “a participação ativa e responsável de todos na vida política, desde os cidadãos individualmente aos vários grupos, sindicatos e partidos”. [18] E isto não é contrário à nossa vocação carmelitana, pois “Ser contemplativo significa fazer da experiência do profano e do político uma experiência de Deus, saber ver Deus na atividade secular e freqüentemente ‘noturna’ dos compromissos temporais, saber encontrar a Jesus como Senhor da História nas ambigüidades da história atual”. [19]

Ao mesmo tempo, a atuação solidária dos cristãos leigos e leigas deve estar presente em seu cotidiano por meio da execução de “seu trabalho com competência profissional, com honestidade humana, espírito cristão”, [20] além da preocupação constante com a constituição de famílias e comunidades solidárias, pois é nestes espaços que se aprende a ser solidário. De igual maneira, urge uma atuação no mundo da cultura, em que se deve “promover uma capilar ação educativa destinada a neutralizar a dominante cultura do egoísmo, do ódio, da vingança e da inimizade e a desenvolver a cultura da solidariedade em todos os níveis”, [21] para propiciar a “globalização da solidariedade” [22] por meio da “inculturação do Evangelho”. [23] Para isto, requer-se uma sólida formação pessoal, capacidade crítica diante das idéias veiculadas socialmente e pelos meios de comunicação e presença nos ambientes culturais.

5. Utopia do Reino: animar a esperança do povo

A sociedade contemporânea é marcada pela perda de muitas utopias e muitos vivem centrados de forma individualista na busca do prazer momentâneo e imediato (hedonismo), agarrados a um materialismo consumista desenfreado, fazendo com que muitas coisas sejam descartáveis e transitórias. Desta forma, valores tradicionalmente sólidos se desmancham no ar. O desencanto cresce e as coisas valem não pelo que são, mas pelo lucro que proporcionam e pelo status que conferem a quem as tem ou usa. Desencantamento que atinge também a natureza, que de criação divina e um bem a ser respeitado e preservado, passa a ser vista apenas como coisa a ser explorada.

Ao mesmo tempo, há uma leitura pessimista dos acontecimentos de nosso mundo: medo da violência, das doenças, do desemprego, da crise, etc. Fatores e riscos que realmente existem, embora muitas vezes o medo sentido seja maior que a ameaça real. [24] Com isto, a consciência dos problemas e dos desafios parecem gerar uma sensação de que não é possível um mundo diferente. Além disso, a forma de se enxergar a realidade muitas vezes não corresponde à totalidade do que está ocorrendo: existem coisas boas nascendo mesmo em meio à tanta situação de morte; existem formas criativas, nem sempre percebidas e valorizadas, de se lidar com os desafios hodiernos.

Num mundo em que tudo parece ruir e que não se vê perspectivas de mudança e no qual muitos acreditam não terem nada a oferecer capaz de mudar o rumo dos acontecimentos, a perplexidade nasce juntamente com a inação e a sensação de impotência. Perde-se a clareza de objetivos, sente-se um desgaste da esperança e vive-se um deserto ou se experimenta a noite. É como cantar a YHWH “numa terra estrangeira” (Sl 136).

É neste mundo que somos convidados a esperar “contra toda esperança” (Rm 4,18), vivendo a espiritualidade do exílio que leva à purificação profunda das motivações da fé, da esperança e do amor e exige um amadurecimento na vivência e prática da fé. Porém, como fazer nascer a esperança em meio a tanta desesperança e quando a Libertação em um sentido mais amplo parece impossível? Um primeiro passo é a convivência em comunidade, pois esta é lugar de resistência, persistência e memória da misericórdia divina e do mútuo apoio. Nela “se experimenta a Libertação nas libertações cotidianas, nos pequenos projetos, na solidariedade localizada, possível e eficaz” [25] e, ao mesmo tempo, são estabelecidas as conversações necessárias para que nossas crenças se sustentem. Uma verdadeira comunidade propicia que cada pessoa seja ela mesma e se sinta parte de algo maior, recuperando sua identidade e sua condição de sujeito capaz de interagir com seu meio.

Por outro lado, junto ao elemento profético da denúncia das injustiças e do que é contrário ao plano divino, deve-se desenvolver a capacidade sapiencial, ou seja, a capacidade de saborear o cotidiano, de redescobrir nas pequenas coisas e nos pequenos gestos presentes nos nossos relacionamentos a misericórdia e cortesia divinas e a gratuidade de muitas pessoas que nos manifestam a gratuidade de Deus. Além disso, é importante que se abram espaços à dimensão celebrativa e festiva da vida, que comemora as vitórias conquistadas, reconhece os passos dados, ainda que pequenos, e busca forças para enfrentar os desafios cotidianos. E isto só é possível por meio do resgate da linguagem simbólica, da beleza, da poesia, da arte.

6. Discernimento: saber distinguir a falsa profecia

Uma característica marcante de nossa contemporaneidade é a da difusão das informações e das imagens. Vivemos num mundo em que as informações circulam com tanta rapidez que muitas vezes não conseguimos acompanhá-las. Ao mesmo tempo, a quantidade de informações sendo veiculadas pelos meios de comunicação é tão grande que não conseguimos nem checar a qualidades das mesmas, o que leva a muitos a aceitarem como corretos e válidos dados pouco confiáveis.

Acerca da imagem, o mesmo fenômeno ocorre. Devido ao papel significativo dos meios de comunicação em nossas vidas, em muitos momentos de nosso cotidiano estamos vendo fotos, figuras, vídeos, desenhos, etc. E como se não bastasse, muitas vezes a mídia trata de forma sensacionalista as imagens, visando chocar, emocionar e seduzir, expondo situações privadas e íntimas das pessoas. Uma conseqüência desta situação é a perda da interioridade, pois tudo é mostrado de forma exibicionista que acaba por banalizar e tornar trivial o que deve ser mantido na intimidade. Esta característica da cultura da imagem gera a sensação de que a totalidade da realidade é mostrada e, com isto, perdemos a capacidade de ir além do visto, de descobrirmos o sentido das coisas e o mistério que a tudo habita,[26] além do enfraquecimento da capacidade reflexiva. Assim, como afirma Comte-Sponville, “na maioria das vezes, passamos ao largo: somos prisioneiros das falsas evidências da consciência comum, do cotidiano, da repetição, do já conhecido, do já pensado, da familiaridade suposta ou comprovada de tudo, em suma, da ideologia ou do hábito”. [27]

Neste sentido, nossa contemporaneidade nos exige que desenvolvamos a capacidade de discernimento, pois, para bem vivermos a fé e o compromisso solidário com a paz e a justiça, devemos ser capazes de discernir que espírito nos guia, se o espírito de Jesus Cristo ou o do consumismo e da nossa própria conveniência.

O discernimento ocorre inicialmente por meio de uma boa capacidade de “ver” e “ouvir”, indo além das aparências e descobrindo os “sinais dos tempos”. Para isto, uma boa formação é necessária, juntamente com as mediações necessárias das ciências. Da mesma forma, é fundamental o autoconhecimento e a autocrítica: saber de nós, de como as coisas nos influenciam, de nossos desejos.

Porém, se faz necessário um passo a mais: o da memória, resgatando os sinais do Espírito Santo em nossa história e na história da comunidade. O resgate da memória é obra do Paráclito, pois não é Ele “que vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu [Jesus] vos disse”? (Jo 14,26). A recordação nos propicia o reencontro com a própria identidade e o reforço da mesma, nos apontando a prática de Jesus pautada por seu auto-esvaziamento (Fl 2,6-8) e pelo amor (Jo 15,12-14). Ao mesmo tempo, esta recordação pede um contínuo e orante beber das Escrituras Sagradas, assim como da Tradição, pois elas nos fornecerão critérios para julgarmos e avaliarmos nossas ações de acordo com o projeto divino, a realidade, assim como a presença de Deus na história. Dentre estes critérios, podem-se ressaltar os seguintes como sendo sinais da ação do Espírito: Sua ação propicia a participação no mistério de Cristo, origina vida, união e comunhão, equilíbrio, edifica e instrui a comunidade, foca-se no essencial e estabelece prioridades a partir do essencial, protege e dá voz aos mais fracos, faz nascer liberdade e solidariedade, consola e fortalece, gera reconciliação e perdão, é fecunda em frutos de paz, favorece o sair de si em direção ao serviço do outro e envia em missão.

7. Comunidade orante e profética

Finalizando este texto, nos deparamos com o tripé que constitui, em sua unidade, a vocação carmelitana: vida comunitária, orante e de serviço profético-apostólico.

A vida comunitária busca ser imagem da Trindade, “a melhor comunidade”. Nela, todos devem crescer na consciência do igual chamado a uma mesma e digna vocação ao mesmo tempo em que se a vive de formas distintas. É a “unidade na diversidade”. Como nos afirma João Paulo II, “Todos os fiéis, em virtude da sua regeneração em Cristo, compartilham a mesma dignidade; todos são chamados à santidade; todos cooperam para a edificação do único Corpo de Cristo, cada qual segundo sua própria vocação e o Dom recebido do Espírito (cf. Rm 12, 3-8). A dignidade igual entre todos os membros da Igreja é obra do Espírito, está fundada no Batismo e na Confirmação, e é corroborada pela Eucaristia. Mas é também obra do Espírito a multiplicidade de formas. É ele que faz da Igreja uma comunhão orgânica na sua diversidade de vocações, carismas e ministérios”, [28] pois “as vocações à vida laical, ao ministério ordenado e à vida consagrada [...] estão ao serviço umas das outras, em ordem ao crescimento do Corpo de Cristo na história e à sua missão no mundo”. [29]

Ao mesmo tempo, a “unidade na diversidade” deve ser vivida internamente no seio das comunidades de cristãos leigos, de religiosos e de sacerdotes, com todos os elementos necessários para uma vivência comunitária saudável, como a possibilidade de todos se manifestarem e serem o que são em sua singularidade, colaboração para o crescimento mútuo, vivência do perdão, da escuta e do diálogo, equilíbrio entre carisma e instituição, formas dialogais e colegiadas de exercício da autoridade, etc.

Porém, a vida em comunidade só é autenticamente cristã se for orante. E a vida para ser orante envolve mais que práticas isoladas de oração, mas uma vida unificada no diálogo com o Amigo, seja na oração, seja na ação. Assim, no caso dos fiéis leigos, “todas as obras, preces e iniciativas apostólicas, vida conjugal e familiar, trabalho cotidiano, descanso do corpo e da alma, se praticados no Espírito, e mesmo os incômodos da vida pacientemente suportados, tornam-se sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo”. [30] Esta é a dimensão sacerdotal da vocação laical que consagra “a Deus o próprio mundo”. [31]

Por isto, “nossas comunidades ‘devem se tornar autênticas escolas de oração, onde o encontro com Cristo não se exprima apenas em pedidos de ajuda, mas também em ação de graças, louvor, adoração, contemplação, escuta, afetos da alma, até se chegar a um coração verdadeiramente ‘apaixonado’. Uma oração intensa, mas que não afasta do compromisso na história”. [32] Assim, comprometidos com a história, os fiéis leigos devem “fazer brilhar a novidade e a força do Evangelho na sua vida quotidiana, familiar e social, e a manifestar, com paciência e coragem, nas contradições da época presente, a sua esperança na glória também por meio das estruturas da vida secular”, ordenando “as coisas criadas para o verdadeiro bem do homem, com uma ação animada pela vida da graça”. Desta forma, “participam do exercício do poder com que Jesus Ressuscitado atrai a si todas as coisas e as submete, com ele mesmo, ao Pai, de forma que Deus seja tudo em todos (cf. I Cor 15, 28; Jo 12, 32)”. [33]


[1] Jacir de Freitas FARIA. Profetas e profetisas na Bíblia. São Paulo: Paulinas, 2006, p. 9.

[2] Santo IRINEU. Contra as heresias. IV, 20,7.

[3] Gustavo GUTIÉRREZ. Beber no próprio poço. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 100.

[4] Rudolf OTTO. O Sagrado. Lisboa: Edições 70, 1992.

[5] Carlos MESTERS. Descobrir e discernir o rumo do Espírito. Uma reflexão a partir da Bíblia. In: Ana Maria TEPEDINO (Org.). Amor e discernimento. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 32.

[6] Id., ibid., p. 26-27.

[7] Abraham J. HESCHEL. Los profetas. T. II. Buenos Aires: Paidos, 1963, p. 172-177.

[8] Eric HOBSBAWN. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Cia das Letras, 2007, p. 11.

[9] Sobre a concepção de Santa Teresa a respeito de Marta e Maria, cf. C 17,5-6; 7M 4,12-13; V 22,9. Cf. também a este respeito a bela reflexão de Mestre Eckhart no sermão 86, intitulado “A excelência de Marta sobre Maria”. In: MESTRE ECKHART. O livro da divina consolação e outros textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 170-179.

[10] Christifideles laici, 42. Cf. também Evangelii nutiandi, 31.

[11] Sobre alguns valores dominantes em nossa sociedade, cf. Documento de Puebla, 55-62.

[12] Id., ibid., 42.

[13] Id., ibid., 42.

[14] Cf. Nicola ABBAGNANO. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

[15] Solicitudo rei socialis, 38; Christifideles laici, 42.

[16] Cf. Documento de Puebla, 27-43.

[17] Maria Clara L. BINGEMER. Alteridade e vulnerabilidade. São Paulo: Loyola, 1993, p. 87-88.

[18] Christifideles laici, 42.

[19] Segundo GALILEA. O Caminho da espiritualidade. São Paulo: Paulinas, 1985, p.47.

[20] Christifideles laici, 43.

[21] Id., ibid., 42.

[22] Ecclesia in America, 55.

[23] Cf. Evangelii nutiandi, 19-20; Documento de Santo Domingo¸229.

[24] Cf. Sérgio ADORNO & Cristiane LAMIN. Medo, violência e insegurança. In: VVAA. Segurança pública e violência. O Estado está cumprindo seu papel? São Paulo: Contexto, 2006.

[25] Afonso MURAD & Marcial MAÇANEIRO. Espiritualidade como caminho e mistério. São Paulo: Loyola, 1999, p. 69.

[26] Sobre o predomínio da imagem e a anemia simbólica, cf. José María MARDONES. A vida do símbolo. São Paulo: Paulinas, 2006, p. 17-31.

[27] André COMTE-SPONVILLE. O espírito do ateísmo. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 134.

[28] Vita consecrata, 31.

[29] Id., ibid., 31.

[30] Lumen gentium, 34. Cf. também Gaudium et spes, 67.

[31] Christifideles laici, 14.

[32] CNBB. Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (2003-2006), 109. Doc. 71.

[33] As últimas citações são da exortação apostólica Christifideles laici, 14.




Nós, os irmãos da Comunidade TOC, “Zelo Zelatus Sum”, acolhemos a tarefa de partilhar nossas reflexões e oferecê-las, desejando que possam servir ao crescimento de toda a família carmelitana.

Lima, peru, Setembro de 2008

1o. VOCAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO DEUS VIVO

Quando experimentamos o Deus vivo próximo de nós revela-se o que Ele quer que façamos em nossa vida; O descobrimos em nosso meio e Ele nos faz viver experiências incríveis de seu amor, aprendemos a amar como Ele nos ama, sem questionamentos.

O cristão deve tornar conhecido o Cristo que vive dentro dele, não apenas através dos ritos ou celebrações religiosas, mas também de forma direta e humana: no trabalho, na música, no estudo. Elas constituem vias efetivas para se chegar àqueles que pela razão desvalorizam a priori viver a experiência do Deus vivo. Em minha pessoa, em meus afazeres o que faz com que os demais creiam num Deus vivo?

Deus me conhece e me chama pelo nome; desse momento em diante não sou mais o mesmo, nem meu nome soará do mesmo modo em meu interior. Deus me convocou e deu-Se a conhecer a minha consciência; transformou-a, fazendo-a diferente e dando-lhe sustento. Descubro que sua presença abarca tudo em meu ser e em minha vida, as vezes de maneira oculta ao meu conhecimento e outras de forma clara.

Conhecer ao Deus da vida? Somente com a ajuda de sua graça. Fazer a experiência de Deus é ser tocado pelo Amor que não se contém em si mesmo e se comunica. Meu ser inteiro estremece ante a experiência de sua presença e abarca todas minhas relações: passadas e presentes. A experiência de um Deus vivo que chega perto, próximo, que pergunta: “Que queres que eu faça por ti...?” (Mc. 10, 51), como ao cego de nascimento, assim age com todo aquele que se achega, que se aproxima Dele.

A resposta não se faz esperar; a cura, a saúde vem. A Vida chega de maneira completa. Ele dá vida, vida em abundância, com toda gama de sentimentos, emoções e circunstâncias que ela implica, nos faz estar bem e sentir Sua Presença em meio das vicissitudes da vida. Sentir Paz, encontrar o lado bom: a visão cristã dos acontecimentos da vida.

Somos chamados a viver plenamente nossa realidade, a assumi-la. No Evangelho encontramos a pergunta: “Que queres que faça?”. O Senhor assume assim um compromisso de realização, de plenitude e dignificação com a pessoa toda e não apenas com um aspecto da mesma. Nossas comunidades terceiras são chamadas a continuar esta atitude e resposta que o Senhor nos ensina: “Que queres que faça”, devem converter-se em espaços onde cada um de seus membros assumam, transformem e dignifiquem suas realidades a partir do encontro com este Deus Vivo; devemos converter-nos em sinais críveis, visíveis de como a oração pode tornar plenas nossas realidades de fraternidade e serviço aos demais.

2º. NOVA CONSCIÊNCIA: NASCIDA DA CERTEZA DO DEUS CONHECIDO

(Liberdade interior)

Um Deus conhecido e percebido próximo me motiva, me convida, me atrai para a reconciliação. Um Deus que ao me escutar inicia uma relação e tomando a iniciativa me propõe que O conheça.

Tomo consciência da certeza deste Deus que se mostrou ao longo de minha história, que esteve comigo nos vários momentos da vida e entro em relação com Ele. Em nossas comunidades este estilo de vida se torna concreto e palpável na coerência do compromisso e na doação que realizamos com liberdade interior, quando realizamos a profissão dos votos como terciários ou nossa consagração como leigos.

A certeza de tê-Lo vivo e presente em nossa vida muda a maneira de ver o mundo e o que acontece nele. Conhecê-Lo foi a maneira de descobrir como nos ama e de que maneira podemos viver seu amor. A certeza é a experiência do encontro com o Deus Vivo, o Deus da Vida. A partir desse momento, a pessoa assume uma opção com liberdade interior e articula um estilo de vida.

É assim que a fraternidade vivida no interior de nossas comunidades possibilita a cada um de seu membros dar uma resposta pessoal e íntima à pergunta do Senhor: “e vocês, QUEM DIZEM QUE EU SOU?” (MT 16, 15).

Talvez nossa resposta teria que ser: “... o Deus a quem pertenço e a quem presto culto...” (cf. Atos 27, 23). Ao qual entrego minha vida. Paulo fala e atua em nome de um Deus conhecido por ele de forma pessoal e próxima. Sua proximidade é tal que sente que todo seu ser lhe pertence; oferecer-Lhe seus afazeres de cada dia é o culto que lhe deve e o oferece.

Deus se encarnou para oferecer-nos sua amizade e nos ensinar como partilhar Sua Vida. Aconteceu a aqueles que seguiam a Jesus porque queriam conhecê-lo: “Jesus voltou-se e ao ver que o seguiam lhes disse: “Que procurais? Eles responderam: “Mestre, onde moras?. Ao que respondeu: Venham e vejam. Foram e viram onde vivia e ficando com ele aquele dia...” (cf. João 1, 38-39). Somente então tomaram a decisão de unir suas vidas à de Jesus. Já não havia outro caminho na vida. Tiveram ou adquiriram uma nova consciência de que doavam sua liberdade.

Assim acontece conosco ao tomarmos consciência deste DEUS, que nos acompanha, que conhecemos, a quem podemos doar nossa liberdade e viver Nele.

3º. JUSTIÇA E PAZ: LUTAR PELA RECONSTRUÇÃO DE UMA CONVIVÊNCIA SOCIAL MAIS JUSTA E MAIS FRATERNA

O fruto da Paz é a Justiça (Tiago 3, 18). E a justiça se constrói; se faz no dia a dia. Somos testemunhas em nossos centros de trabalho, em nossos colégios, escritórios, em nosso caminhar por situações de injustiça, de maus-tratos. Somos testemunhas do modo como são tratadas as pessoas que convivem conosco, das oportunidades negadas e também da maneira como não permitimos que se desenvolvam como pessoas.

Somos chamados a mudar este contexto, conscientes do dever de mostrar este Deus Misericordioso que nos compromete a partir do nosso laicato carmelitano a reconstruir as relações pessoais; a melhorar a convivência, a tornar nossos ambientes mais justos e fraternos. Ele nos compromete a realizar esse desejo interior de que todos sejam felizes.

Nós, cristãos, vamos tomando consciência do compromisso de transformação do mundo e que a participação de cada um de nós é indispensável. Isto nos obriga a pensar e atuar de maneira distinta.

Sabemos que temos o dever de mostrar a todos como Deus é, o quanto nos ama e como nos ama. Tratamos de procurar respostas para esse amor, nossa resposta concreta nos leva a trabalhar por um mundo melhor no qual todos sejamos igualmente felizes e tenhamos as mesmas oportunidades. Um mundo onde haja paz e justiça para todos mas não que outros o procurem para nós mas que nós o construamos a partir do lugar que nos cabe viver. Em nossas comunidades terciárias trabalhar pela construção da família e das relações pais e filhos é uma prioridade.

Por não tratar o assunto de justiça e paz como um tema ou problema que há que resolver ou como uma série de ações que temos que realizar mas a enfocar o assunto a partir da atitude do que devemos e temos que viver: VIVER NA JUSTIÇA E NA PAZ nos dá uma perspectiva diferente como leigos terciários.

“A ti te digo: Levanta-te e come, pois o caminho é longo”... (1 Reis 19, 7b). Come, fortalece-te no Senhor, ora, comunga. O caminho é longo, seja constante, há muito que fazer. A vivência das comunidades terciárias há de centrar-se neste desafio permanente de impulsionar as pessoas e ambientes sociais a levantar-se e caminhar para trabalhar nesta vivência social alternativa. Esta atitude amplia nosso horizonte, os desafios e ações a assumir como construtores do reino. “Amem-se uns aos outros como eu os amei” (João 15, 11), deste mesmo mandamento emana os afazeres sociais do cristão já que somos guardiães da vida de nosso irmão, imagem e presença do Deus Vivo entre nós (Cf. Mateus 25, 31-46). Expressamos desta maneira nossa fidelidade à vocação profética que recebemos de Elias.

A pobreza pessoal, o seguimento de Cristo pobre e humilde, é um sinal profético que denuncia um mundo construído sobre a idolatria do material e o culto do poder para possuir. (Hedonismo, consumismo, egoísmo).

4º. SOLIDARIEDADE: REFAZER AS RELAÇÕES HUMANAS

“QUEM É MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS” (Mateus 12, 48)

A solidariedade, ou melhor, a atitude solidária, não pode ficar no plano da intenção ou do propósito. Deve levar-nos a trabalhar numa série de ações caracterizadas pela ternura, a escuta, a acolhida, o diálogo e o acompanhamento (preocupação e ocupação para partilhar e resolver juntos as situações de carência e injustiça dos irmãos). Transformar o mundo pela prática de uma nova forma de viver e poder dar conta disto.

A pergunta é: como refazer as relações humanas? Tu não conheces o irmão necessitado, mas se o reconhecer em teu coração, porque o Senhor move teu coração e todo teu ser para ser solidário, ser fraterno com o irmão.

Ser no âmbito pessoal e comunitário é a expressão constante e sensível da presença misericordiosa de Jesus. “Nisto verão que são meus discípulos” (João 13, 35).

O Senhor atua quando aparece a partilha com o outro que se converte em irmão.

Ele nos acompanha e anima quando oramos com e pelo outro para que cure seu coração e o encha de paz; reconforte-se em nossa presença, então o outro se torna nosso irmão e começamos a partilhar uma história de fé com os demais, os outros transformam-se em nossos, nossos irmãos.

A solidariedade nos faz irmãos e portanto responsáveis. Faz-nos dizer NÓS e refazer as relações de uma maneira diferente. O conceito de solidariedade encontra seu fundamento na afirmação: “Todo homem é meu irmão”. A solidariedade pretende fazer-nos mais humanos e irmãos.

A solidariedade é possível na medida em que nos tornamos capazes de deixar, converter e transformar tudo aquilo que nos faz supor que somos uma classe ou grupo especial.

Nossas comunidades terciárias para viver a solidariedade, necessitam crescer na aceitação e trabalhar para a promoção das diferenças pessoais, religiosas, culturais que nos leve a realizar um trabalho conjunto com aqueles que pensam, sentem e vivem de modo diferente. Ser solidário implica abrir nossa mente e coração a um olhar mais fraterno e de serviço tendo como base uma experiência cotidiana de oração contemplativa. Para contemplar o homem, ao outro, ao irmão e estabelecer novos vínculos e relações amparados no amor. Romper esquemas, conjunturas jugos, grades, amarras... nas nossas formas de relação em sociedade.

Se estas atitudes não são características das nossas comunidades ainda não estamos partilhando o carisma e o espírito do Carmelo e se nossos trabalhos pastorais não refletem estas características então não estamos vivendo os princípio evangélicos que distinguiam as primeiras comunidades cristãs. Estas atitudes realizam a vontade de Deus Pai. E Ele nos tornou irmãos.

5º. UTOPIA DO REINO: ANIMAR A ESPERANÇA DO POVO

Que nossa atitude de servos, servidores e nosso atuar seja possível que os demais, o povo, restaure sua confiança em Deus. Nosso compromisso é “ser fermento na massa, luz do mundo, sal da terra” (cfr. Mateus 5, 13-14), para animar às comunidades, aos povos para sentir a presença de Deus e para construir o reino.

Um Deus vivo que está em nosso meio nos ensina a ter esperança. A não nos deixarmos vencer por nada nem ninguém. Se “Deus está conosco, quem estará contra nós” (Romanos 8, 31). A esperança em Deus não é uma utopia se nasce da experiência de um Deus Vivo que está ao nosso lado animando-nos a ser melhores, da certeza de que Ele nos ama, da vivência da ressurreição e da transformação de nossa vida em vida nova e estas certezas nos levam a construir o Reino.

Animar as pessoas considerando as experiências de comunidades que através de um trabalho conjunto desenvolveram habilidades não previstas. Este animo aparece no trabalho criativo e organizado das pessoas, que se convertem em portadores de uma “confiança em si mesmos” de comunidades inteiras. Assumindo uma atitude crítica e construtiva frente às circunstancias que nos cabe viver.

Na medida em que nos chamemos cidadãos do reino, que nos sintamos participantes do reino, colaboradores, responsáveis, que façamos nosso esse trabalho, estaremos contribuindo para que desapareça a utopia e se torne realidade. É necessário confrontar esta realidade com a Palavra de Deus através da lectio divina.

Daí a necessidade de converter nossa oração, fraternidade e serviço em sinais sensíveis e visíveis que transmitam a esperança em Deus pelo mundo.

O termo Utopia nos obriga a repensar nosso atuar no sentido que toda realização humana é limitada e relativa. Tudo é também suscetível de melhora. Esta melhora nos leva a pensar que tudo será pleno quando a criação retornar ao seu criador. No entanto, todo esforço humano se torna realidade com a participação de Deus.

Por isso pensemos no Magnificat (cfr. Lucas 1, 46-55), esta oração que contém um contexto utópico mas real: há um anúncio evangelizador, uma boa notícia do Amor de Deus encarnado; acontece a alegria em Deus que nos salva; nos mostra a face de um Deus misericordioso que cumpre suas promessas porque é fiador da vida de seu povo. O Magnificat é a visão contemplativa daquilo que Deus quer para o mundo e isso é a Utopia do Reino.

6º. DISCERNIMENTO: SABER DISTINGUIR A FALSA PROFECIA

Falar de discernimento é falar da abertura à ação de Deus em nossa vida. É na contemplação que se purificam nossas intenções para que logo se inicie as ações e se tenha paz no coração.

Os profetas do Antigo Testamento sofriam ao ver seu povo vítima dos imorais e poderosos, por isso denunciavam a realidade injusta, os atentados contra a vida, aqueles que propunham os vícios e a corrupção e procuravam uma mudança de atitude ou o que é mais importante: uma mudança de coração.

Este profetismo falado no Carmelo refere-se também em nossos contextos atuais a uma busca por mudança de atitude, mudança de coração. Para estar de acordo com ele, nas coisas públicas há de se denunciar a maldade e ao mesmo tempo, guiado pelo Amor, ativado pelo Espírito e movido pela boa intenção, trabalhar pela defesa das pessoas.

Aparece então o ensino de Jesus “Corrige teu irmão a sós” (Mateus 18, 15), que ele reflita sobre a realização de seu trabalho, missão e que entenda que age assim porque o ama. Tudo deve ser feito com ternura e delicadeza para com aqueles que erram, com aqueles que se equivocam. É teu amigo aquele que se equivocou, é teu irmão aquele que agiu mal. Ajuda-lhe a seguir em frente na vida. Isto é justiça. Fale para ele dos elementos positivos que há na vida. Este é o discernimento que deve utilizar todo aquele que é leigo consagrado, membro da Ordem Terceira.

É necessário que nossas comunidades possam formar-se no exercício do discernimento baseadas numa formação bíblica e espiritual, de maneira que dentro delas se mantenha um espaço de oração, aprendizagem e conciliação entre a realidade a realização do Reino. Tudo aquilo que seja contrário à proposta do Evangelho é FALSA PROFECIA.

7º. COMUNIDADE ORANTE E PROFÉTICA: FAÇAM ISTO EM MEMÓRIA DE MIM

Por que somos Comunidade Orante?

Nossas comunidades carmelitas definem-se por sua atitude contemplativa que nos impele a Viver em Obséquio de Jesus Cristo. Encontramos na oração, na fraternidade e no serviço notas distintivas e uma maneira diferente de viver as relações com os irmãos.

Ser membro de uma comunidade que ora, nos faz descobrir nossa missão. Testemunhamos que a oração permanente, individual e comunitária, nos mantém em Cristo Jesus e dá frutos que se convertem numa forma de vida que alimenta interiormente mas que também se expressa nos diferentes ambientes nos quais nos movemos. Esse é nosso compromisso.

Que quer o Senhor que façamos? Que permaneçamos em oração (cfr. Lucas 22, 46). Quando nos reunimos para orar, começamos a discernir e nossa consciência é levada a profetizar.

A própria comunidade é um testemunho profético. Partilhamos a mesa do Amor, que nos nutre com o pão fraterno e assim damos testemunho, começando a viver nossa fé na ótica de novos compromissos.

Onde a lei está escrita? Em tua consciência? Está em teu coração, impelindo-te a pregar, a profetizar a Boa Nova em teu ambiente, pois sai de tua consciência e se manifesta na Palavra. Esta é nossa maneira de pregar o Deus conosco.

Possuímos uma raiz, uma tradição de oração e profecia: Elias, Monte Carmelo, Espada são sinais bem claros desta herança. Ao abrires teu coração a Deus a palavra penetra em ti, queima teu peito, abrasa-o e te impele a falar: “Ardo de amor ciumento pelo Senhor” (1Reis 19, 10). Assim nasce e assim continua nossa missão de profetizar.

Nossas comunidades devem ser espaços de celebração e promoção da vida, de desenvolvimento de atitudes concretas de serviço e fraternidade, de modo perseverante próprio do leigo consagrado.